Ao longo dos tempos, a decoração tem ganho novos contornos. Com a Revolução Industrial houve uma massificação dos objetos, o que levou os artistas a reclamarem pelo regresso de produtos de qualidade, feitos à mão, mas os custos de produção eram tão elevados que só estava ao alcance das classes sociais altas. Entretanto surgiu a Arte Nova, que é tida como a primeira corrente de estilo moderno do século XX. Os artistas procuravam inspiração no presente e em tudo o que os rodeava, principalmente na Natureza. Como houve uma produção maciça, muitos artigos não têm grande valor.
Em 1908 surgiu a Art Deco em Paris, que perdurou até ao fim da II Guerra Mundial. Popularizou os safáris africanos, os usos de peles de animais, marfim e madrepérola na decoração. Também os hieróglifos eram usados nos tecidos e acessórios.
Os anos 20 foram fortemente influenciados pelo glamour de Hollywood, o que marcou uma nova fase na decoração de interiores e foi quando apareceu a profissão de decorador. Seguidamente surgiu o modernismo, que mais que um estilo era uma corrente de pensamento. Os artistas acreditavam que o design de um objecto tinha que obedecer à máxima “A função precede a forma”. A escola Bauhaus, na Alemanha, tornou-se o centro deste movimento.
O período do pós-guerra ficou marcado pelo consumo desenfreado, o que é um reflexo típico depois das grandes depressões. Na decoração aderiu-se a um novo estilo de mobiliário, deitando fora o que era velho.
Os anos 60 foram aos anos loucos do flower power e
da música pop, o que se refletiu na forma de decorar os ambientes. Londres
tornou-se a capital da moda e surgiu a pop art com um estilo
arrojado, irreverente, acessível a todos os estratos sociais e culturais. Porém
desde 1930 até os dias de hoje, que o estilo que ganhou maior notoriedade foi o
escandinavo, onde se estabelece a fusão entre as linhas e os conceitos modernistas,
em que os objetos são na maioria funcionais. Daqui resultam peças com formas
orgânicas, de design apelativo e muito user friendly
O expoente máximo desta corrente é a loja sueca IKEA, fundada em 1943. Outra corrente em voga é o minimalismo, fortemente influenciado pelos ambientes japoneses. A elevada qualidade dos objetos criados pela corrente de Artes e Ofícios tem como referência o preceito dos artistas orientais. No fundo a decoração reflete uma forma de estar da pessoa e da sociedade.
Saber mais em: http://www.ruadireita.com/decoracao/info/a-decoracao-ao-longo-dos-tempos/#ixzz2SKPKsI1F
Follow us: @ruadireita on Twitter | ruadireita on Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário